Anvisa emite alerta para risco do uso indevido de canetas emagrecedoras; entenda

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso indevido de canetas emagrecedoras sem o acompanhamento médico e para doenças que não estão aprovadas nas bulas dos medicamentos.

Os remédios como Ozempic, Saxenda e
Mounjaro
são, originalmente, previstos para o tratamento de obesidade e diabetes. Porém, passaram a ser utilizados de forma indevida, principalmente para emagrecimento ou fins estéticos.

O documento da Anvisa, divulgado nesta segunda-feira (9), destaca o aumento de casos de
pancreatite
associados ao uso dos medicamentos.

O Brasil registrou seis casos suspeitos de
mortes por pancreatite
entre 2020 e 2025. Neste mesmo período, a agência também aponta 145 notificações suspeitas que são investigadas.

Embora a pancreatite seja uma reação adversa prevista na bula desses medicamentos, a
Anvisa
afirma que houve um aumento de notificações e que as canetas devem ser usadas somente conforme as indicações aprovadas em bula – sempre com prescrição e acompanhamento médico.

O alerta inclui todos os medicamentos que contenham semaglutida, liraglutida, tirzepatida e dulaglutida – o que abrange todas as canetas registradas no país.

O aumento dos registros também motivou a agência obrigar que farmácias e drogarias adotem o mesmo protocolo de antibióticos com as canetas. Desde julho do ano passado, a receita desses medicamentos ficam retidas. A prescrição médica passou a ser feita em duas vias e a venda só pode acontecer com essa condição. A validade das receitas é de até 90 dias, a partir da data de emissão.

A pancreatite associada ao remédio também chamou atenção no
Reino Unido.
A agência reguladora do país apontou 1.296 notificações da doença, entre 2007 e 2025, relacionada aos usuários desses medicamentos, incluindo 19 óbitos.

O que é pancreatite?

A pancreatite é um processo inflamatório no pâncreas, órgão que tem com papel central a disgestão e controle do açúcar no sangue. A doença, associada ao uso dessas canetas, pode surgir tanto no início do tratamento quanto após o uso prolongado.

O paciente pode apresentar dor na parte superior abdômen e nas costas, de intensidade fraca de início, evoluindo para forte que não melhora com uso de analgésicos, frequentemente acompanhada por náuseas e vômitos.

Outros sintomas:

  • Febre;
  • Desidratação;
  • Taquicardia;
  • Hipotensão arterial;

A Anvisa recomenda que os usuários de
canetas emagrecedoras
procurem atendimento médico imediato, em caso de dor abdominal intensa e persistente, além dos outros sinais de pancreatite.

Os profissionais da saúde devem interromper o tratamento imediatamente, em caso de suspeita da reação, e não dar prosseguimento, caso o diagnóstico seja confirmado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *