Indústria têxtil brasileira participa da Première Vision Paris com estande coletivo
A indústria têxtil brasileira estará representada por 15 marcas na edição 2026 da Première Vision Paris, uma das principais feiras internacionais voltadas ao desenvolvimento de produtos do setor. O evento acontece de 3 a 5 de fevereiro, no Parc des Expositions Paris Nord Villepinte, na capital francesa, e é direcionado exclusivamente a profissionais da indústria.
A participação nacional será organizada pelo Texbrasil, programa de internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Nesta edição, a ação contará, pela primeira vez, com a participação conjunta do Cotton Brazil, iniciativa desenvolvida em parceria com a ApexBrasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA).
Cadeia integrada em destaque
O estande coletivo apresentará o conceito “Brasil: from farm to fashion”, que propõe uma visão integrada da cadeia têxtil brasileira. A proposta abrange desde o cultivo do algodão e a produção de fios até a tecelagem, o acabamento dos tecidos e a confecção das peças, evidenciando a conexão entre os diferentes elos do setor e o papel do algodão brasileiro no mercado internacional.
Segundo o diretor-superintendente da Abit, Fernando Valente Pimentel, a Première Vision Paris é um espaço estratégico para a internacionalização da indústria.
“Estamos prontos para apresentar o ‘Made in Brazil’ como sinônimo de qualidade diferenciada e alto valor agregado. Nossos produtos se destacam por oferecer atributos essenciais ao mercado global: sustentabilidade, design inovador e tecnologia. A participação conjunta, via Texbrasil, reforça nosso compromisso em consolidar a imagem do Brasil como um player competitivo e de excelência”, afirma.
Algodão brasileiro no mercado internacional
Para o presidente da Abrapa, Gustavo Piccoli, a presença conjunta na feira reforça a integração entre as cadeias do algodão e da moda no Brasil.
De acordo com ele, a participação também é uma oportunidade para apresentar ao mercado internacional aspectos como qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade do algodão brasileiro, além de ampliar conexões para a indústria nacional.
A Première Vision Paris reúne expositores de mais de 40 países e oferece um panorama de matérias-primas, insumos e serviços para o desenvolvimento de coleções.
A feira é organizada em oito universos: fios, tecidos, couro, design, acessórios, coloração, confecção e um espaço dedicado a soluções sustentáveis.
Marcas participantes
Entre as empresas brasileiras confirmadas estão Atelier Lucius Vilar, Atelier Natalia Rios, Balz Studio, Estúdio Rocha, Firma Colab, Innovativ, Moltec, Natural Cotton Color, Nina Galle, Nomad Studio, Nova Kaeru, Savyon, Stampa Studio, Studio Icertain e Studio Noir, que representam diferentes segmentos do design e da produção têxtil no país.


