Avião dos Estados Unidos com Maduro chega a Nova York

O avião que transportou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, até os Estados Unidos, pousou em Nova York no início da noite deste sábado (3). O
venezuelano foi capturado junto com sua esposa, Cilia Flores
, por uma operação de militares americanos em Caracas, capital do seu país. A informação foi confirmada pela imprensa americana.

Em Nova York, Maduro vai ficar em um presídio de segurança máxima, em uma cela solitária, até passar por um julgamento em um tribunal federal. Segundo a procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, o venezuelano é acusado de 20 crimes, incluindo narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. A primeira audiência deve ocorrer já na segunda-feira (5).

A operação dos Estados Unidos na Venezuela ocorreu após meses de tensão entre os dois países. As Forças Armadas dos Estados Unidos ocupavam o mar do caribe com uma intensa mobilização de tropas, incluindo o maior porta-aviões do mundo e dezenas de caças. Até então, as ações estavam concentradas em atacar barcos que, supostamente, seriam do narcotráfico.

Trump afirmou que os EUA vão governar a Venezuela
até que haja uma transição democrática no país.
Ele também ressaltou o interesse nas reservas de petróleo, e afirmou que empresas americanas vão voltar a operar em território venezuelano. Atualmente, a petrolífera americana Chevron já opera com autorização especial, mas empresas como Exxon Mobil foram expropriadas do país.

Sem Maduro, a
vice-presidente Delcy Rodríguez
assume interinamente o país. Em pronunciamento, ela afirmou que a Venezuela vai se defender da ofensiva americana e que “jamais será colônia de nenhuma nação”. “Nós estamos prontos para defender a Venezuela, nós estamos prontos para defender nossos recursos naturais, que devem ser para o desenvolvimento nacional”, disse.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *