Ministério da Saúde atende 21 pessoas após incêndio na Zona Azul da COP 30

O Ministério da Saúde informou que 21 pessoas foram atendidas por causa do
incêndio que atingiu a Zona Azul da COP 30
, área onde ocorrem as negociações do evento em Belém, no Pará. O incêndio atingiu parte da estrutura na tarde desta quinta-feira (20).

Conforme o boletim divulgado pelo ministério, 19 pessoas foram atendidas por inalação de fumaça e outras duas por crises de ansiedade. Não houve
registro de feridos pelas chamas
. Ainda segundo o ministério, 12 pacientes já foram liberados.

“Os demais estão recebendo assistência adequada nos serviços de saúde de Belém e em unidades de referência para esses casos. As equipes de saúde municipais, estaduais e federais seguem acompanhando e monitorando a assistência e o estado de saúde dos atendidos”, disse.

Durante a tarde, o Governo do Pará informou que
três pessoas precisaram ser hospitalizadas
após inalarem fumaça tóxica das chamas que atingiram a estrutura. O fogo danificou parte do espaço destinado aos estandes das delegações, construído de madeira e plástico.

Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria ocorrido em um equipamento eletrônico, possivelmente um micro-ondas. As chamas começaram no pavilhão da Comunidade da África Oriental.

O caso


Imagens mostram o momento
em que uma fumaça preta começa a sair de perto de um estande, espalhando-se rapidamente em grandes labaredas de fogo. As chamas foram controladas pelas autoridades pouco depois do início da ocorrência, mas foram suficientes para causar correria e evacuação do espaço.

“Como medida de precaução, o Governo Brasileiro e a UNFCCC decidiram conjuntamente fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza avaliação completa de segurança”, emendou.

Uma nova nota deve ser divulgada às 20h informando sobre a
conclusão da avaliação de segurança no local
. No momento, as atividades da COP na Zona Azul seguem suspensas. “Informamos que a Zona Verde permanece aberta e as atividades continuam conforme programado”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *