Drones voltam a sobrevoar a Dinamarca e União Europeia planeja um ‘muro antidrone’

A Dinamarca informou que mais drones não identificados foram avistados durante a madrugada desse sábado (27) próximos a instalações militares. As Forças Armadas não detalham onde as aeronaves não tripuladas foram vistas, mas a polícia local relatou movimento na base aérea de Karup, na região oeste do país, de acordo com o noticiário local.

O episódio escala a
recente crise dos drones na Europa
, após a Dinamarca anunciar que adquiriria armas de precisão de longo alcance, afirmando que a Rússia é uma ameaça para os próximos anos. Cabe lembrar que o país faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que prevê a defesa por parte dos integrantes, incluindo os Estados Unidos.

O ministro da defesa da Alemanha, Alexander Dobrindt, afirmou que a ameaça de drones de origem desconhecida é alta. Os objetos estariam sobrevoando pontos estratégicos de infraestrutura e defesa da União Europeia (UE).

Na última segunda-feira (22), o aeroporto de Copenhague, capital da Dinamarca, chegou a ser fechado por várias horas após grandes drones serem vistos em seu espaço aéreo.
Cinco aeroportos menores também foram temporariamente fechados.

Por conta da ameaça, a Dinamarca está instalando radares móveis perto de suas bases militares. O ministro da Justiça, Peter Hummelgaard, afirmou que o país nordico ganhará capacidades de detectar e neutralizar os drones.

A polícia norueguesa também anunciou neste sábado que vai investigar possíveis voos perto da base aérea de Orland, base dos caças F-35 do país. Recentemente, Polônia e Romênia também tiveram seu espaço aéreo invadido por drones. Na sexta-feira (26), ministros da Defesa de diversos países da UE acordaram a criação de um “muro antidrones”.

(Com agências)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *