impactos no negócio e no mercado e a adesão ao Idiversa B3
O Grupo MRV&CO, que além da MRV, maior construtora do Brasil, é formado pelas marcas Urba, Luggo, Sensia e Resia, formalizou sua agenda de inclusão ao aderir voluntariamente ao Idiversa B3. Este índice da bolsa de valores brasileira (B3) monitora o desempenho de empresas que adotam práticas de pluralidade no mercado de capitais.
O que é o IDiversa B3 e por que a MRV&CO aderiu?
A adesão ao índice funciona como uma ferramenta de transparência e padronização de critérios ESG. Segundo Raphael Lafeta, diretor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV&CO:
“Mais do que um compromisso, entendemos que a diversidade é uma alavanca de negócio. A adesão voluntária ao índice nos permite formalizar e dar transparência às nossas ações, utilizando uma metodologia reconhecida pelo mercado para nos guiar e nos desafiar”.
O Impacto da pluralidade na tomada de decisão
A estratégia da companhia baseia-se na premissa de que construir sonhos que transformam o mundo — propósito da marca — exige que a organização espelhe a pluralidade da sociedade. Lafeta reforça que o valor gerado por equipes diversas é prático e operacional:
“Equipes plurais ampliam perspectivas, qualificam decisões e tornam a empresa mais conectada às reais necessidades de um Brasil múltiplo”.
Como a diversidade se traduz em ações concretas?
A agenda de inclusão da MRV&CO é sustentada por três pilares operacionais que buscam eliminar vieses e formar novas lideranças:
- Análise de dados: aprofundamento da representatividade em todos os níveis e foco em equidade salarial.
- Trainee identitário: programa voltado para pessoas negras para fortalecer a formação de lideranças desde a base.
- Grupos de afinidade: Papel estratégico no letramento cultural e no impulso à inclusão em toda a organização
Sustentabilidade e perenidade do Negócio
No longo prazo, a MRV&CO projeta que a diversidade deixará de ser um diferencial competitivo para se tornar uma condição essencial para a existência . Empresas que investem em ambientes plurais tendem a:
- Inovar com mais agilidade.
- Atrair e reter os melhores talentos.
- Construir relações sólidas com consumidores e investidores através de decisões mais robustas.


