Glitter e maquiagem prejudicam a pele no Carnaval? Dermatologista explica cuidados
Durante o Carnaval, é comum esquecer dos cuidados com a pele, especialmente pelo uso, em excesso, de glitter e maquiagem. Segundo o médico dermatologista Lucas Miranda, é preciso lembrar de realizar a limpeza da pele neste período.
“Maquiagem e
glitter
“Deve-se evitar glitter em regiões sensibilizadas, irritadas ou que tenham doenças ativas. Após o evento, é fundamental realizar uma limpeza suave e eficaz, removendo completamente os resíduos”, orienta.
Riscos e uso do protetor solar
É preciso lembrar que a exposição solar excessiva pode causar graves problemas à pele. “Especialmente em horários de pico, a exposição pode levar a queimaduras, desidratação, insolação e envelhecimento precoce da pele”, alerta o
doutor Lucas Miranda
“Além disso, há o risco aumentado de surgimento de manchas, agravamento de doenças da pele, como
melasma
lúpus
Segundo o especialista, é recomendável o uso de protetor solar com FPS 50 ou superior, de preferência com resistência à água e ao suor. É recomendável também reaplicar o protetor solar a cada 2 horas, especialmente entre 10h da manhã e 16h da tarde.
Crianças, idosos e pessoas com doenças de pele são grupos suscetíveis aos efeitos nocivos do sol. Dessa forma, é indicado a adoção de proteção extra.


