Empresa da Embraer fecha acordo para vender ‘carros voadores’ para companhia japonesa
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer dedicada ao desenvolvimento de soluções para o mercado de mobilidade aérea urbana, assinou um contrato para a venda de dois veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para a japonesa AirX. O contrato, divulgado na quinta-feira (5) ao mercado, pode ser ampliado para até 50 unidades.
A entrega das primeiras unidades está prevista para 2029, com potencial para expansão adicional conforme a demanda por mobilidade aérea urbana crescer. Segundo o CEO da empresa, Johann Bordais, o acordo inaugura uma “nova era que irá redefinir a mobilidade urbana”.
“A região Ásia-Pacífico está preparada para liderar a transformação global rumo ao transporte aéreo sustentável e, juntos, estamos criando soluções inovadoras que irão redefinir a forma como as cidades se conectam, se deslocam e prosperam. Esta parceria é um passo ousado em direção a um futuro mais limpo e inteligente para as próximas gerações”, disse.
Segundo o comunicado, a AirX se comprometeu a integrar o eVTOL da Eve em suas operações, apoiando a visão da empresa de oferecer alternativas de transporte eficientes e com zero emissão de carbono para viagens urbanas e regionais.
Para o CEO da AirX, Kiwamu Tezuka, a parceria vai levar o transporte aéreo de última geração para o Japão. “Essa colaboração reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, e posiciona a AirX na vanguarda do mercado de mobilidade aérea em constante evolução”, disse.
O eVTOL é a aposta da Embraer para um veículo que mais se aproxima de uma espécie de “carro voador”. A unidade terá capacidade para quatro passageiros, além do piloto, alcance de 100 km e espaço para duas malas ou quatro bagagens de mão. O modelo contará com oito motores elétricos elevadores (lifters) nas asas, aumentando o nível de segurança e controle para o voo na vertical, e um motor na parte traseira para navegação horizontal.


