Médica detalha diagnóstico de Galvão Bueno, explica tratamento e faz alerta importante

Galvão Bueno, de 75 anos, foi
internado
para tratar um quadro de
pneumonia viral
no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesse fim de semana. Ele não apresentava sintomas e descobriu a doença depois de fazer exames de rotina.

Michele Andreata, medica pneumologista, explica que o tratamento da pneumonia viral é feito por meio de “suporte clínico, como hidratação, repouso, controle da febre e, em alguns casos, antivirais”. Apesar do procedimento descomplicado, se o paciente apresentar dificuldade de respirar ou risco de complicações, “pode ser necessária internação para oxigenoterapia e monitorização”, diz a profissional.

No caso de
Galvão, é preciso ficar especialmente atento por causa da idade dele. “Nos idosos, especialmente, a pneumonia pode evoluir de forma mais silenciosa, com sintomas pouco típicos e progressão rápida. Isso aumenta a chance de insuficiência respiratória, necessidade de internação e até risco de morte caso o tratamento não seja iniciado rapidamente”, alerta a médica.

A doença ainda pode afetar no desempenho dele durante as narrações esportivas, que exigem fôlego. “Mesmo sem sequelas definitivas, o retorno ao ritmo de narração depende da recuperação pulmonar completa e da reabilitação da força respiratória”, destaca Michele Andreata.

A solução para curar a pneumonia sem sequelas é acompanhamento médico e fisioterapia respiratória. “O início rápido do tratamento é um dos principais fatores de boa recuperação”, reforça a pneumologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *