Zelensky diz estar aberto a participar de encontro com Trump e Putin

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou que está disposto a participar da reunião entre
Donald Trump e Vladimir Putin
, prevista para acontecer na Hungria, caso seja convidado.

O encontro entre o presidente dos Estados Unidos e o líder russo será a segunda tentativa de discutir um possível acordo de paz para a guerra na Ucrânia, após a primeira reunião, realizada em agosto, no Alasca.

A afirmação de Zelesnky acontece após encontro com presidente Trump, nessa última sexta-feira (17). Durante reunião, o presidente dos EUA disse
acreditar que conseguiria convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a acabar com a guerra na Ucrânia. E ainda afirmou acreditar que o líder da Rússia “quer acabar com a guerra”.


Em encontro com Zelensky, Trump diz que Putin ‘quer o fim da guerra’

“Se me convidarem a Budapeste, seja para uma reunião entre os três ou em encontros separados, estou de acordo”, declarou Zelensky.

Trump anunciou que pretende se encontrar com Putin em Budapeste “nas próximas duas semanas”, como parte de sua promessa de encerrar rapidamente o conflito na Ucrânia após seu retorno à Casa Branca.


Faixa de Gaza: Trump diz que cessar-fogo continua, apesar de novos ataques israelenses

Apesar de demonstrar disposição para participar, Zelensky criticou o local do encontro. Segundo ele, a Hungria não seria “o melhor lugar”, já que o primeiro-ministro Viktor Orban é aliado de Putin e contrário ao apoio militar e diplomático à Ucrânia.

“Não acredito que um primeiro-ministro que bloqueia a Ucrânia em todos os âmbitos possa fazer algo positivo para os ucranianos”, disse Zelensky.

Com agências
( Sob supervisão de Lucas Borges)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *