CEO da Itaminas diz que taxa de juros expulsa empresas do país

O
CEO da Itaminas, Thiago Toscano
, destacou que a elevada taxa básica de juros está expulsando empresas do país. O executivo é um dos painelistas do evento que encerra o cliclo da mineração no Itatiaia Eloos, nesta segunda-feira (22), na Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Esse é um assunto muito importante, porque todo esse contexto econômico expulsa as empresas para que elas possam buscar algo fora”, disse Thiago Toscano, em entrevista exclusiva à Itatiaia.

Além da taxa de juros, atualmente fixada em 15% ao ano, Toscano também destacou outros problemas no Brasil que estão dificultando os negócios no setor minerário. “Infraestrutura ruim. Excessos de processos burocráticos, e principalmente muito custosos. Em relação ao setor minerário na parte do licenciamento, por exemplo”, afirmou.

Toscano, também destacou o
Itatiaia Eloos
como uma oportunidade de construir uma visão mais positiva da mineração, destacando o impacto da cadeia produtiva na vida das pessoas. “Nós estamos falando do setor econômico mais importante do estado de Minas Gerais. Depois vão ter outros eventos ao longo do Eloos, mas esse especificamente é muito importante para que a gente possa trazer a narrativa positiva a respeito da mineração”, disse.

“Às vezes passa despercebido. Essa discussão é muito importante para a gente levar a isso, ganhar essa narrativa e ter cada vez mais uma mineração sustentável no nosso estado”, completou o executivo.

Primeiro ciclo Eloos – Mineração

Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do
primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.

O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *