Bolsonaro condenado: Alckmin diz que PF, PGR e STF fizeram trabalho ‘exemplar’

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta sexta-feira (12) que a
condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado
é fruto de um trabalho “exemplar” feito pela Polícia Federal (PF), pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu entendo que o Brasil deve um reconhecimento justo e necessário à Polícia Federal, à Procuradoria da República e ao Supremo Tribunal pelo cumprimento exemplar da sua missão defender as liberdades, defendendo a democracia. É necessário fazer esse reconhecimento ao trabalho exemplar feito pelas três instituições. As pessoas passam, o que faz diferença são boas instituições. As instituições são permanentes”, disse Alckmin a jornalistas em Sorriso (MT).

Questionado se teme retaliações por parte do governo dos Estados Unidos após a condenação de Bolsonaro, o vice-presidente afirmou que “não há nenhuma relação” entre a decisão do Judiciário brasileiro com a política regulatória, ou seja, a definição dos impostos de importação e exportação.

Alckmin destacou ainda o “compromisso do governo do presidente Lula com o diálogo e com a negociação”.

Ontem, após a decisão da Primeira Turma do STF pela condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou, sem dar detalhes, que Washington
“responderá adequadamente” pelo resultado do julgamento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *