Donald Trump morto? Entenda como e por que boato começou

O presidente dos Estados Unidos,
Donald Trump,
afirmou que os recentes rumores sobre problemas graves de saúde eram falsos.

“Relatos sobre a minha saúde são fake news. Eu estive muito ativo durante o fim de semana”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca nessa terça-feira (2). Esta foi a primeira declaração do presidente desde que os boatos surgiram.

Como surgiram os boatos sobre piora na saúde e morte de Trump

Os rumores começaram na manhã do último sábado (30), após dias sem aparições públicas e compromissos oficiais do presidente dos EUA.

Nesse contexto, boatos sobre problemas graves de saúde e até sobre a morte do presidente ganharam força nas redes sociais, com picos de buscas pelo nome de Trump junto à palavra “morto” durante o fim de semana e na segunda-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho nos EUA.

A fake news tinha como pano de fundo, ainda, comentários anteriores na internet sobre uma mancha escura que apareceu na mão direita de
Trump
durante uma reunião televisionada no início da semana passada.

Além disso, o
vice-presidente J. D. Vance
comentou na quinta-feira (28) que se sentiria pronto para assumir a presidência, caso algo acontecesse com o presidente. Isso deu munição à falsa narrativa.

Recente diagnóstico de saúde

Em julho, Trump
recebeu diagnóstico de insuficiência venosa crônica
, após ser examinado por seu médico, devido a inchaço nas pernas, de acordo com a Casa Branca.


Doença de Donald Trump: entenda a insuficiência venosa crônica

Segundo a porta-voz Karoline Leavitt, a condição é uma anormalidade do sistema venoso, em que os vasos das pernas não mantêm fluxo sanguíneo adequado. O presidente passou por exames completos, incluindo testes vasculares, e segue acompanhamento médico regular.

(Sob supervisão de Marina Dias)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *