Trump, Xi Jinping e Macron parabenizam Zelensky pelo dia da Independência da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos,
Donald Trump
, enviou uma carta de apoio ao presidente da Ucrânia,
Volodymyr Zelensky
, durante as comemorações do
34º dia da Independência ucraniana
. No texto, publicado por Zelensky no X, antigo Twitter, o republicano afirmou que a Casa Branca acredita que o país terá, no futuro, “um estado independente”.

Agora é o momento de acabar com a matança sem sentido. Os Estados Unidos apoiam uma solução negociada que leve a uma paz duradoura, que acabe com o derramamento de sangue e proteja a soberania e a dignidade da Ucrânia”.

— diz trecho do texto enviado por Trump.

Além de Trump, outros líderes mundiais — incluindo o presidente da China,
Xi Jinping
; o da França,
Emmanuel Macron
; o
rei Charles III
, do Reino Unido; e o
papa Leão XIV
— também publicaram mensagens para celebrar a independência do país.

Zelensky respondeu a todos nas redes sociais, afirmando que a Ucrânia continua defendendo uma “causa justa”: “defender a liberdade da tirania e garantir uma paz duradoura” no território ucraniano e em toda a Europa, sem citar diretamente a Rússia e o governo de
Vladimir Putin
.

O primeiro-ministro canadense,
Mark Carney, fez a primeira visita oficial à Ucrânia. No X, ele escreveu que o apoio do Canadá ao governo ucraniano é “inabalável” e disse que está com Zelensky “em cada passo do caminho” para defender a soberania nacional.

Keith Kellogg, enviado de Trump para a Rússia/Ucrânia, também participou das comemorações do Dia da Independência de Kiev.

Na madrugada deste domingo (24), autoridades russas acusaram a Ucrânia de uma nova ofensiva com drones. Segundo informações do Ministério da Defesa da Rússia, o ataque teria provocado um incêndio em uma usina nuclear, sem deixar vítimas.

Os ataques ucranianos ocorrem dias após a Casa Branca afirmar que dará a Putin duas semanas para a retomada das negociações pelo fim da guerra na Ucrânia, sob a possibilidade de impor sanções a Moscou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *