o que mudou no transporte em Minas em 2025

O balanço de 2025 da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) aponta avanços importantes na área de transportes e mobilidade em Minas Gerais. As ações contemplaram desde o reforço do transporte coletivo até a ampliação do sistema metroferroviário e a modernização da gestão dos serviços.

O transporte coletivo metropolitano registrou média de 400 mil passageiros por dia, chegando a 600 mil em dias úteis, com frota de 2.318 veículos. Já o transporte intermunicipal contou com 3.549 veículos, que atendem cerca de 130 mil passageiros diariamente. Um dos principais marcos do ano foi a incorporação de 850 novos ônibus à frota metropolitana

No metrô,
o estado antecipou a compra de 24 novos trens
, com chegada e início de operação dos primeiros veículos previstos para 2026. O sistema também avançou em obras estruturais, com reformas concluídas em 10 estações e intervenções em andamento em outras nove.
O projeto inclui ainda a expansão da Linha 1 até Novo Eldorado
e a implantação da Linha 2, retomando a ampliação da malha metroviária após mais de duas décadas.

O secretário de Infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno, afirma que o metrô é um dos principais projetos do estado. Após a concessão do sistema, assinada em 2022, a expansão já tem etapa concluída neste primeiro trimestre. “Estamos antecipando o cronograma da Linha 2, prevista até junho, com início parcial da operação. A conclusão total está prevista para 2028”, conta.

Mais mobilidade

De acordo com o balanço, o
Rodoanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é apontado como uma grande transformação em mobilidade urbana. O projeto segue as etapas legais e está atualmente na fase de emissão da Licença Prévia. Além disso, o Estado lançou a versão de curto prazo do Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT-MG), que reúne mais de 480 empreendimentos e 4.582 obras previstas, com estimativa de R$ 513 bilhões em investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *