Infraestrutura impulsiona qualidade de vida e desenvolvimento das cidades
Base de funcionamento de toda cidade, a infraestrutura está diretamente ligada ao cotidiano da população, garantindo acesso a serviços básicos e essenciais, como transporte público, fornecimento de água e eletricidade, internet, mobilidade urbana, entre outros.
De acordo com a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib),
os investimentos públicos e privados no setor bateram recorde em 2025, somando R$ 280 bilhões.
Para Paulo Resende, professor do Núcleo de Infraestrutura da Fundação Dom Cabral (FDC), há uma relação direta entre cidade e infraestrutura. “Elas andam juntas. É um caminho de duas mãos. Quando olhamos para uma cidade e sua infraestrutura, precisamos entender se ela cumpre um papel de desenvolvimento ou se responde às demandas que já existem”, afirma.
Importância da infraestrutura
A infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento das cidades, pois influencia diretamente a qualidade de vida da população. Ela garante o acesso a serviços essenciais, facilita o deslocamento diário e amplia a disponibilidade de áreas públicas destinadas ao lazer.
Os investimentos em obras urbanas também movimentam a economia, com a criação de postos de trabalho e o fortalecimento do comércio e do setor de serviços. Além disso, infraestruturas atualizadas contribuem para a sustentabilidade e a resiliência urbana, ao minimizar impactos ambientais e preparar as cidades para enfrentar enchentes, períodos de seca e outros efeitos das mudanças climáticas.


