Um acidente entre dois trens deixou pelo menos 39 mortos e 123 feridos nesse domingo (18) em Córdoba, na Espanha. A colisão ocorreu por volta de 19h45, horário local (15h45, em Brasília) e as causas ainda são desconhecidas.

Uma locomotiva da marca Iryo que partiu de Málaga com destino a Madri descarrilou e atingiu um trem de operadora estatal que seguia em outra via e também descarrilou. “A frente do trem que viajava de Madri para Huelva colidiu, pelo que sabemos até o momento, com um ou mais vagões que fizeram cruzados os trilhos”, disse o ministro dos Transportes, Óscar Puente.

Imagens divulgadas pela TV estatal da Espanha mostram os vagões descarrilados cercados de pessoas e ambulâncias, enquanto membros dos serviços de emergência atendiam os feridos.

“Parece um filme de terror”, disse Lucas Meriako, passageiro do trem da Iryo, a um canal de televisão local. “Houve um impacto muito forte por trás e a sensação de que o trem inteiro ia desabar… Muitas pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro”, acrescentou.

Segundo Óscar Puente, o acidente é “extremamente estranho” e o trem operado pela Iryo era “praticamente novo”, com apenas 4 anos de uso. A ferrovia pela qual seguiam também havia sido recentemente reformada. Mais de 200 viagens de trem entre Madri e a região da Andaluzia, no sul do país – incluindo as principais cidades de Córdoba, Sevilha e Granada – foram canceladas ao longo desta segunda-feira (19).

“Todos os especialistas ferroviários que estiveram aqui hoje e que estão neste centro, e aqueles que pudemos consultar, estão extremamente surpresos com o acidente porque, como eu disse, é muito estranho”, acrescentou o ministro.

A Casa Real da Espanha expressou “grande preocupação” com o acidente. O chefe de governo do país, Pedro Sánchez, suspendeu sua agenda oficial desta segunda-feira e expressou no X, o antigo Twitter, condolências às famílias das vítimas. “Hoje é uma noite de profunda dor para o nosso país. Nenhuma palavra pode aliviar tamanho sofrimento”, publicou.

Veja as imagens da operação de resgate

Em vídeos divulgados pela Guarda Civil Espanhola, é possível conferir as operações de resgate das vítimas do acidente entre trens em Córdoba.

(Sob supervisão de Talyssa Lima)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *