Trump se reunirá com líder opositora venezuela, María Corina Machado, nesta quinta (15)

O presidente dos Estados Unidos (EUA),
Donald Trump,
receberá a opositora venezuela María Corina Machado nesta quinta-feira (15). A informação foi confirmada por um funcionário norte-americano à Agence France Press (AFP).

Após o bombardeio em
Caracas,
comandado pelo governo dos EUA, e a prisão do presidente deposto, Nicolás Maduro, Trump declarou que estava “ansioso” para cumprimentar a opositora.

Porém, o republicano também afirmou que não pretende passar o poder do país sul-americano à Machado. Ele destacou que ela não teria apoio interno suficiente.

Trump ainda disse estar satisfeito com a sucessora de
Maduro,
a presidente interina Delcy Rodríguez, e sinalizou a intenção de se reunir com a chavista.

Leia mais:

Quem é María Corina Machado?

Nascida em Caracas, capital da Venezuela, em 1967,
María Corina Machado
se formou em engenharia industrial antes de ingressar na política.

Em 2002, fundou a Súmate, um grupo voluntário que promove direitos políticos e monitora eleições.

A opositora está ligada ao cenário político há pelo menos 25 anos. Em maio de 2012, fundou o Vente Venezuela, partido político que é coordenadora.

Machado descreve a doutrina econômica do partido como liberal e propõe uma opção contrária ao socialismo para Caracas, sob as premissas do mercado livre e respeito pela propriedade privada, por exemplo.

O partido diz oferecer “um modelo de desenvolvimento inclusivo e liberal para gerar prosperidade, riqueza e liberdade na Venezuela”.

María Corina Machado denunciou reiteradamente que Maduro fraudou as eleições de julho de 2024 e que Edmundo González Urrutia havia sido o vencedor.

Em 2025, a líder opositora venceu o
Prêmio Nobel da Paz,
por sua trajetória política. Ela passou mais de um ano na clandestinidade na Venezuela e precisou sair em uma complexa operação para ser homenageada em Oslo, na capital da Noruega. Na ocasião, dedicou o Nobel a Trump.

* Com informações da AFP.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *