EUA recuam sobre acusação de que Maduro chefiava cartel na Venezuela

Os Estados Unidos recuaram da acusação de que
Nicolás Maduro era o chefe do Cartel de Los Soles
,
classificado como Organização Terrorista Estrangeira (Foreign Terrorist Organization, em inglês)
no ano passado pelo Departamento de Estado.

Uma alegação formal de 2020 contra Maduro, elaborada pelo Departamento de Justiça, apontava Maduro como liderança do grupo. Em novembro do ano passado, copiando trechos dessa acusação, o cartel foi designado como FTO.

Segundo o New York Times, após a prisão de Maduro, a acusação foi alterada. Ele foi acusado de tráfico de drogas, de armas e de conspiração. A alegação de que ele seria líder do Cartel de los Soles foi retirada.

Em vez da liderança do cartel, o Departamento de Justiça se referiu a um “sistema de clientelismo” e a uma “cultura de corrupção” alimentados pelo dinheiro do narcotráfico. Na antiga acusação, a suposta relação de Maduro com o cartel era mencionada 32 vezes, sendo ele referido como líder, já a nova o menciona duas vezes.

Na nova acusação, a ação de Maduro é semelhante à do antecessor dele, Hugo Chávez, que participava, perpetuava e protegia o sistema de clientelismo.

Segundo o departamento, os lucros do tráfico “fluem para funcionários de baixa patente, que operam em um sistema de clientelismo comandado pelos que estão no topo”.

A retirada das acusações contra Maduro levantou questionamentos sobre a legitimidade da designação do cartel como FTO. O governo americano não comentou sobre a decisão.

Cronologia da prisão de Maduro

Ataque e captura (02h50 – 03h20)

Operação concluída (06h21 – 13h40)

  • 06h21 | Anúncio de Trump: Através da rede Truth Social, Donald Trump oficializou a captura: “Os EUA realizaram com sucesso um ataque de grande escala.
    Maduro foi capturado
    e retirado do país por via aérea”.
  • 06h40 | Reação Venezuelana: A TV estatal da Venezuela classificou a ação como “sequestro” e uma “violação flagrante da soberania e da Carta das Nações Unidas”. O governo chavista acusou os EUA de tentarem confiscar os recursos minerais e o petróleo do país.
  • 13h23 | A Foto do Flagra:
    Trump publicou a primeira imagem de Maduro sob custódia
    . Na foto, o venezuelano aparece
    algemado, com os olhos vendados e usando fones de ouvido
    .
  • 13h40 | Governo de Transição: Em coletiva em Mar-a-Lago, Trump afirmou que os EUA governarão a Venezuela imediatamente para garantir uma “transição sensata”. Ele descartou o apoio à opositora María Corina Machado, afirmando que ela não teria força para governar sozinha.

Situação da Venezuela (15h00 – 18h40)

  • 15h00 | Substituição em Caracas: A
    vice-presidente Delcy Rodríguez
    rejeitou a autoridade americana e convocou um conselho especial de defesa. No entanto, a Suprema Corte da Venezuela ordenou que Rodríguez assuma a presidência interina para garantir a continuidade administrativa do país.
  • 18h40 | Desembarque em Nova York: A aeronave militar com Maduro pousou na Base Aérea de Stewart, em Nova York. Escoltado por mais de uma dúzia de agentes federais da DEA, Maduro foi visto algemado e vestindo roupas cinzas. Ele passou pelo processo de fichamento, incluindo coleta de digitais e fotos judiciais.

Prisão (23h00)

Julgamento

Às 14h desta segunda-feira (5), Maduro passou por audiência de custódia. O
juiz federal Alvin K. Hellerstein
, de 92 anos, é responsável pelo caso. Ele e a esposa,
Cilia Flores
, se
declararam inocentes
.

Agora, uma
nova audiência sobre o caso foi marcada para o dia 17 de março
, às 11h do horário local, sendo 13h em Brasília.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *