Rubio parabeniza presidente eleito de Honduras e cita cooperação bilateral

O
secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio
, telefonou para o
presidente eleito de Honduras, Nasry Asfura
, nesta sexta-feira (26).

Segundo o Departamento de Estado do governo de
Donald Trump
, durante a ligação, Rubio parabenizou Asfura pela vitória e elogiou seu apoio aos “objetivos estratégicos” da Casa Branca.

Nasry Asfura, de 67 anos, conhecido como “Papi, a la orden” (“Papai, à sua disposição”, em português), venceu a disputa presidencial em Honduras pelo Partido Nacional, de ultradireita.

Empresário, conservador e filho de imigrantes palestinos, ele recebeu a “bênção” de Trump para concorrer à eleição.

Tommy Pigott, porta-voz do Departamento de Estado, declarou em comunicado que Rubio, na ligação com Asfura, também falou sobre um eventual avanço na “cooperação bilateral e regional em questões de segurança e no fortalecimento dos laços econômicos” entre os dois países.

O novo presidente tomará posse no dia 27 de janeiro de 2026, marcando o retorno da direita ao poder em Honduras após quatro anos de governo de
Xiomara Castro, do partido progressista Liberdade e Refundação (Libre).

Asfura venceu com uma vantagem de menos de um ponto percentual em uma disputa apertada. Ele obteve 40,1% dos votos, enquanto o concorrente, o apresentador de televisão — também de direita — Salvador Nasralla, recebeu 39,5%.

Antes da votação em Honduras, Trump apoiou o empresário e afirmou que os dois
poderiam trabalhar juntos no combate ao que chamou de “narcocomunistas”
.

Na véspera da eleição, o republicano concedeu um indulto ao ex-presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, membro do partido de Asfura, que cumpria pena de 45 anos nos EUA por tráfico de drogas.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *