Trump diz que nenhum imigrante ilegal entrou nos EUA nos últimos sete meses
O
presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Em pronunciamento na Casa Branca, Trump afirmou que, nos últimos sete meses, nenhum imigrante ilegal teria entrado no país, resultado que, segundo ele, muitos consideravam impossível. O presidente ironizou declarações de Biden, que defendia a necessidade de aprovação de uma nova legislação pelo Congresso para reforçar o controle da fronteira.
“Como se viu, não precisamos de legislação. Só precisamos de um novo presidente. Herdamos a pior fronteira do mundo e rapidamente a transformamos na fronteira mais forte da história do nosso país”, disse Trump.
A imigração é uma das principais bandeiras políticas do republicano, tanto em sua atuação como presidente quanto em campanhas eleitorais. Apesar do discurso, dados recentes indicam divisão na opinião pública sobre o tema.
Pesquisa do Instituto Quinnipiac, divulgada nesta semana, aponta que 54% dos eleitores registrados desaprovam a forma como Trump trata a imigração, enquanto 44% aprovam.
Autoridades do governo atribuem a queda nas travessias irregulares à intensificação das medidas de controle. Especialistas, no entanto, afirmam que a redução começou ainda em 2024, após o governo Biden impor restrições mais severas ao asilo na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
O cenário atual contrasta com os primeiros anos da gestão Biden, quando, em alguns períodos, centenas de pessoas cruzaram diariamente a fronteira. Diferentemente de seu primeiro mandato, Trump concentra a repressão à imigração no interior do país, amplia operações contra imigrantes em situação irregular e acelera deportações.
Neste mês, o Departamento de Segurança Interna informou que mais de 600 mil deportações ocorreram desde que Trump assumiu o cargo, em janeiro.
* Informações com CNN


