Como prevenir herpes zóster? Veja os pontos de vacinação em Belo Horizonte
Herpes zóster
ainda não está disponível do Sistema Único de Saúde (SUS)
A condição afeta principalmente pessoas acima dos 50 anos ou com baixa imunidade e pode deixar sequelas permanentes, como a neuralgia pós-herpética – dor persistente que pode durar meses ou até anos. Para além da dor e do desconforto, estudos apontam que a doença está associada a um risco maior de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC, o que reforça o valor preventivo da vacina contra o vírus.
A gerente técnica da Araujo, Isabel Dias, apontou que a vacinação é a melhor estratégia para evitar a reativação do vírus, sendo uma forma de proteger, especialmente, pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico comprometido. O imunizante é administrado em duas doses. A segunda deve ser aplicada entre 2 e 6 meses após a primeira para garantir a máxima proteção.
Em Belo Horizonte, a vacina está disponível em unidades da Drogaria Araujo para adultos a partir de 50 anos. Maiores de 18 anos com comorbidade também podem ser imunizados mediante prescrição médica. (Veja a lista de unidades com o imunizante abaixo)
O cliente pode adquirir a vacina pelo site, aplicativo, Drogatel ou WhatsApp da Araujo, com a facilidade de agendar o atendimento na loja de preferência.
Quais são os sintomas do herpes zóster?
O herpes zóster pode começar com dor, formigamento ou coceira em uma pequena área da pele em um lado do corpo. Muitas vezes, é a área do tórax ou do abdômen.
Após alguns dias, os sintomas incluem:
- Bolhas pequenas e cheias de líquido em uma área do corpo;
- Áreas dolorosas que são sensíveis ao toque;
- Às vezes, cefaleia, febre e sensação de cansaço.
Como prevenir o herpes zóster?
O herpes zóster pode ser prevenida com vacinas.
Tome a vacina contra catapora:
- A maioria das crianças toma duas doses da vacina contra catapora como parte de seu esquema de vacinação de rotina – entre 12 e 15 meses de idade e novamente entre 4 e 6 anos de idade;
- Se você for um adolescente ou adulto que não tomou a vacina contra catapora, pergunte ao médico se deve tomá-la.
Tome a vacina contra herpes zóster:
- As pessoas com 50 anos ou mais devem, em sua maioria, tomar a vacina contra herpes zóster, mesmo se já tiverem tido catapora ou herpes zóster


