Veja as empresas que lideram a lista de reclamações na Black Friday

A
plataforma Reclame Aqui
está monitorando as milhares de reclamações que são registradas no site da Black Friday, nesta sexta-feira (28), compartilhando estatísticas em tempo real dos principais problemas enfrentados pelos consumidores e quais empresas foram alvo de maiores protestos. O levantamento revela que o principal motivo de frustração dos consumidores é o atraso na entrega dos produtos, cerca de 23% dos registros.

O monitoramento começou por volta de 12h dessa quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, a Amazon Brasil lidera a lista de empresas mais contestadas no Reclame Aqui, com 687 reclamações na Black Friday de 2025, 37% a menos do que a média da empresa nos últimos seis meses.

Em nota, a Amazon reconhece que no período de grande demanda, podem haver inconvenientes, mas reforçou o compromisso de oferecer aos clientes a melhor experiência possível. “Neste caso, recomendamos que os consumidores entrem em contato conosco pelos canais oficiais para que possamos analisar seus casos”, disse.

A empresa recomenda que os consumidores que tiverem problemas com suas compras procurem a equipe de atendimento no chat direto no site ou no app, pelo telefone 0800 038 0541 ou pelo e-mail
ajuda-amazon@amazon.com.br
.

Mercado Livre

O Mercado Livre aparece em segundo lugar na lista de empresas com o maior número de reclamações, com 348 registros. A empresa também apresenta um desempenho melhor em relação aos últimos seis meses, com 76% menos reclamações registradas na plataforma.

Em nota, a empresa afirma que em datas como a Black Friday registra centenas de milhares de pedidos em poucas horas, sendo que as reclamações representam uma “fração muito pequena do volume total”. “Mas cada ocorrência é tratada com rigor e prioridade”, afirma.

“A empresa vem ampliando mecanismos de transparência e reforça práticas que assegurem uma experiência de compra cada vez mais segura. Um dos principais avanços é o Selo Black Friday, criado para garantir que as ofertas disponibilizadas na plataforma correspondam, de fato, aos menores preços praticados nos últimos 60 dias”.

O Mercado Livre também destaca que têm canais de atendimento ao consumidor, além de prover o benefício da “compra garantida”, no qual a plataforma devolve qualquer valor pago caso a compra não saia como esperado.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza figura na terceira posição na lista das maiores reclamações na Black Friday, com 312 registros no Reclame Aqui. O número representa uma queda de 55% nas reclamações médias da empresa nos últimos seis meses, de acordo com a plataforma.

Em resposta à Itatiaia, a Magalu destacou que é um grupo com quase 70 anos de experiência no mercado varejista, e reforçou o compromisso com o atendimento ao cliente. A empresa também lembrou que possui selos de qualidade no trato ao consumidor e reforçou seu compromisso com os clientes.

“O Magalu mantém índice de solução acima a 80% no Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, que demonstra excelência no atendimento aos clientes”, completa.

Casas Bahia

No quarto lugar, as Casas Bahia tiveram 274 reclamações na Black Friday. O número também representa uma queda, no caso, de 27% menos reclamações do que a média da empresa nos últimos seis meses. Em resposta ao questionamento da reportagem, a empresa afirma que está atenta à todas as manifestações dos seus clientes.

O grupo também destacou que acompanha de perto todos os registros feitos pelos órgãos de defesa do consumidor, além de manter diálogo permanente para solucionar cada caso. “Informa ainda que segue comprometida em elevar a experiência do consumidor para reduzir de forma consistente quaisquer pontos de atrito”, disse.

Americanas

Fechando o top 5 de empresas com mais reclamações na Black Friday, as Americanas aparecem na lista com 226 registros no Reclame Aqui. Ao contrário das concorrentes, a empresa está acima da média das reclamações dos últimos seis meses, com um avanço de 170% nos registros.

Em nota, a empresa afirma que está atuando com celeridade para solucionar cada caso relatado no Reclame Aqui. “A companhia busca oferecer a melhor experiência nesta Black Friday, realizada durante todo o mês de novembro, e reforça o compromisso de garantir uma jornada de compra segura, transparente e satisfatória a seus milhões de clientes em todo Brasil”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *