‘Estou feliz porque Trump começou a reduzir taxações’, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quinta-feira (20) a decisão do governo dos Estados Unidos de zerar a sobretaxa de 40% que incidia sobre alguns produtos brasileiros exportados para o mercado americano.

“Hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir umas taxações que ele tinha feito em alguns produtos do Brasil”, afirmou Lula durante um evento em São Paulo.

A declaração de Lula acontece após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinar um decreto que
retirou a cobrança para a exportação de vários produtos
agrícolas brasileiros, entre eles o café e carne bovina, dois dos principais itens do agronegócio brasileiro na relação comercial com os Estados Unidos.

Agora esses produtos não sofrerão mais sobretaxas impostas com o início do tarifaço. Segundo Trump, a decisão foi tomada após negociações com o governo brasileiro.

A ação
reverte o decreto de 30 de julho
, onde o republicano citava necessidade de “emergência nacional” em razão das políticas e ações “incomuns” do governo brasileiro.

O novo decreto também prevê reembolso retroativo a 13 de novembro para
exportadores dos produtos
agora isentos. Naquela data, Trump já havia retirado as tarifas recíprocas de 10% aplicadas aos mesmos itens.

“Em meu entendimento, essas modificações são necessárias e apropriadas para lidar com o estado de emergência nacional declarado no Decreto Executivo 14323”, afirmou o presidente americano no documento.

Trump ainda citou as conversas particulares que teve com o presidente Lula, em especial o telefonema do dia 6 de outubro onde concordaram em negociar o tarifaço, como um dos fatores que contribuíram para ter novas informações sobre o comércio com o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *