Lula pode discutir tarifaço dos EUA no G20 mesmo com ausência de Trump

O Ministério das Relações Exteriores detalhou nesta quarta-feira (19) a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na viagem que ele fará à África do Sul e a Moçambique na próxima semana.

Lula desembarca na sexta-feira (21) em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da cúpula de líderes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, que acontece no final de semana (22 e 23).

Na pauta do encontro, estão discussões sobre questões rurais de desenvolvimento econômico, comércio internacional, mudanças climáticas, minerais críticos, inteligência artificial, entre outros temas.

Um assunto que também deve ser debatido é o
tarifaço global aplicado pelos Estados Unidos
. O presidente americano, Donald Trump, não participará da cúpula.

Segundo o Itamaraty, ainda não há definição sobre todas as reuniões bilaterais que devem acontecer entre Lula e outros chefes de Estado, mas ele se encontrará conjuntamente com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, no contexto do fórum IBAS (Índia-Brasil-África do Sul).

Já no dia 24, Lula seguirá para Moçambique, onde fará uma visita de Estado como parte da comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Por lá, ele se reunirá com o presidente Daniel Chapo e receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo.

A agenda no país africano se encerra com a participação de Lula e Chapo no seminário empresarial Brasil-Moçambique, que deve receber cerca de 150 a 200 participantes de ambos os países.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *