Quem é Rodrigo Manga, prefeito ‘influencer’ afastado do cargo após ser alvo da PF

O prefeito de Sorocaba,
Rodrigo Manga
(Republicanos), foi afastado do cargo pela Justiça, nesta quinta-feira (6), por 180 dias. A decisão se deu no âmbito da segunda fase da “ Operação Copia e Cola”, da Polícia Federal, na qual ele é um dos investigados. Com o afastamento, Fernando Neto (PSD) assume o comando do município.

Manga ganhou notoriedade nas redes sociais por fazer vídeos curtos e chamativos sobre o mandato à frente do município. Algumas dessas publicações chegaram a entrar no radar do Ministério Público (MP) através de denúncias protocoladas por coletivos ligados a movimentos sociais.


A ação PF investiga irregularidades em contratos da Saúde em Sorocaba
. Duas pessoas foram presas. De acordo com a Polícia Federal, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva.

A Justiça também determinou o sequestro e a indisponibilidade de bens de alguns dos investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões.

Operação Copia e Cola

Em abril, o
prefeito ganhou os holofotes após ser alvo de uma mandado de busca e apreensão da operação Copia e Cola da Polícia Federal
(PF) que investiga desvio de recursos da área da saúde. Durante a ação, Manga fez um vídeo em que chegou a teorizar que estaria sendo alvo de uma perseguição política. “Foi eu lançar minha pré-candidatura à presidência da República [nas eleições de 2026] que mandaram a Polícia Federal na minha casa por causa da denúncia da denúncia”, disse.

Prefeito é formado em Marketing

Antes de ser eleito prefeito em 2020 e reeleito em 2024, Rodrigo Manga foi vereador por dois anos em Sorocaba, sendo, inclusive, presidente da Câmara Municipal.

Formado em Marketing, o prefeito, após a reeleição em 2024, tem usado as redes sociais por divulgar obras feitas na gestão. Nos vídeos, ele utiliza a frase: “vem morar em Sorocaba, vamos fazer a melhor cidade do Brasil para se viver” como slogan.

No Instagram, ele já acumula 2,9 milhões de seguidores. No TikTok são 3 milhões.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *