Polícia descobre asilo clandestino onde idosos são encontrados amarrados no Rio de Janeiro
Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou idosos amarrados em um asilo clandestino na cidade de Catumbi, na Região Central do Rio, nesta quarta-feira (22). No local, três idosos foram achados amarrados e outros 18 foram resgatados.
A ação faz parte do “Dia D da Operação Virtude”, iniciativa nacional de combate à violência contra idosos, realizada ao longo do mês de outubro.
Em imagens divulgadas pela polícia, é possível ver as irregularidades no local. Cadeiras usadas para banho dos idosos estavam amontoadas em um dos cômodos, roupas sujas e com forte cheiro de urina foram encontradas, assim como camas em más condições de uso.
Segundo os agentes, o asilo havia sido interditado em 2024 e não poderia estar funcionando. O ambiente era insalubre e também havia alimentos mal armazenados.
No Rio de Janeiro, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com atuação da Polícia Civil por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Deapti.
A polícia informou que os responsáveis pelo asilo clandestino não foram encontrados. A ação contou com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável.


