Netanyahu diz que Israel conseguiu ‘vitórias’ contra o Hamas, mas ‘luta não acabou’

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo (12) que o país teve “enormes vitórias” na guerra contra o grupo terrorista Hamas em Gaza. Os israelenses vivem a expectativa da libertação dos reféns do ataque de 7 de outubro de 2023 nesta segunda-feira (13), parte fundamental do
acordo de cessar-fogo entre as duas partes do conflito.

“Juntos, alcançamos enormes vitórias, vitórias que surpreenderam o mundo inteiro. E quero dizer a vocês: em todos os lugares onde lutamos, fomos vitoriosos, mas, ao mesmo tempo, devo dizer a vocês que a luta não acabou”, disse o primeiro-ministro em um discurso à nação.

O primeiro-ministro também disse que Israel vive uma noite de emoção e alegria, ressaltando que “amanhã seus filhos voltam para sua terra”. “Amanhã é o início de um novo caminho, um caminho de reconstrução, um caminho de cura e, espero, um caminho de corações unidos”, declarou Netanyahu.

Pela manhã,
centenas de caminhões com ajuda humanitária
tiveram permissão israelense para entrarem na Faixa de Gaza. Os veículos que carregavam alimentos e suprimentos médicos também fazem parte do acordo mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A expectativa é que 600 caminhões com alimentos e suprimentos médicos entrem no território palestino por dia. Os veículos serão inspecionados pelas forças israelenses, cruzando o lado egípcio da passagem de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza.

Também nesta segunda-feira (13) deve ocorrer uma cúpula para discutir o futuro de Gaza com líderes mundiais em Sharm El-Sheikh, no Egito. Além de Trump e o presidente do Egito, Abdel Fattah Al Sisi, são aguardados o presidente da França, Emmanuel Macron, e outros líderes europeus.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *