

Bahia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou um caso
suspeito de intoxicação por metanol
Segundo a secretaria, o paciente era um homem de 56 anos. Agora, será feita uma análise laboratorial, cujo resultado deve sair em sete dias.
“As equipes de vigilância sanitária do Estado e do município já estão investigando o caso, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública”, disse a Sesab, em nota.
A secretaria já havia orientado anteriormente unidades de saúde, públicas e privadas, a ficarem atentas aos sinais clínicos de intoxicação e a notificarem qualquer suspeita.
A situação continua sendo monitorada “em diálogo com as autoridades sanitárias nacionais”. Leia a nota completa da secretaria:
“A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em conjunto com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, comunica o registro de um CASO SUSPEITO de intoxicação por metanol no município. O paciente, um homem de 56 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (3).
A confirmação da causa da morte depende de análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias. As equipes de vigilância sanitária do Estado e do município já estão investigando o caso, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública.
Como medida preventiva, a Sesab já havia orientado todas as unidades de saúde, públicas e privadas, a ficarem atentas aos sinais clínicos de intoxicação e a notificarem imediatamente qualquer suspeita. O monitoramento da situação em outros estados também está sendo feito em diálogo com as autoridades sanitárias nacionais.
FIQUE ATENTO A INTOXICAÇÕES DE QUALQUER TIPO!
Para orientações sobre tratamento, entre em contato com o CIATOX BAHIA: 0800 284 4343
Para notificação de casos (principalmente por unidades de saúde), o canal é o CIEVS BAHIA: (71) 99999-1088 ou (71) 3103-6341/6342
E-mail: cievs.notifica@saude.ba.gov.br
Para dúvidas ou notificação de adulteração, entre em contato com a DIVISA: (71) 3103-6305 | (71) 3103-6341/6342 ou divisa.covip@saude.ba.gov.br | divisa.ouvidoria@saude.ba.gov.br
O Governo da Bahia reforça seu compromisso com a transparência e a segurança da população, mantendo-se vigilante e preparado para adotar todas as medidas necessárias.”
Número de notificações por metanol no Brasil
Até a manhã desta sexta, eram 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol, segundo o
ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Os casos foram registrados em São Paulo, que
concentra 53 notificações.
Mortes por metanol
- Até a manhã desta sexta-feira (3), havia uma morte confirmada por
após o consumo de bebida alcoólica adulterada em São Paulo; a vítima é um homem de 54 anos.
intoxicação por metanol - Cinco mortes estão sendo investigadas, sendo três na cidade de São Paulo (todos homens, de 45, 50 e 70 anos) e duas em São Bernardo do Campo (homens de 49 e 58 anos).
O que é o metanol?
O metanol é uma substância altamente inflamável e de difícil identificação. Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”.
O produto, que também é inflamável e incolor, tem cheiro que se assemelha ao de uma bebida alcoólica comum. No Brasil, sua principal função é servir como matéria-prima para a produção de biodiesel.