

‘Objetivo é evitar mortes’, diz ministro após 59 suspeitas de intoxicação por metanol
Subiu para 59 o número de
notificações de suspeita de intoxicação por metanol
ministro da Saúde, Alexandre Padilha
São Paulo
concentra 53 notificações.
Na quarta-feira (1º), Padilha já havia informado que o ministério solicitou
estoque do antídoto contra o metanol para hospitais
Suspeita de intoxicação por metanol faz mulher receber antídoto e passar por hemodiálise
Cantor Hungria, internado com suspeita de intoxicação por metanol faria show na Grande BH
O ministro destacou ainda que o Brasil conta com 604 farmácias produtoras de etanol farmacêutico. Uma orientação será enviada a gestores estaduais e municipais para explicar como ter acesso à substância e em quais situações usá-la.
Padilha reforçou que, em casos suspeitos de intoxicação por metanol, o
uso do antídoto deve ser imediato
Mortes por metanol
- Até a manhã desta sexta-feira (3), havia uma morte confirmada por intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica adulterada em São Paulo; a vítima é um homem de 54 anos
- 5 mortes estão sendo investigadas, sendo três na cidade de São Paulo (todos homens, de 45,50 e 70 anos) e duas em São Bernardo do Campo (homens de 49 e 58 anos).
Após casos de bebidas adulterada com metanol, o Procon-SP lançou um atalho em seu site para receber denúncias de adulteração. A medida faz parte da determinação do governador Tarcísio de Freitas e integra a força-tarefa do governo paulista após casos de contaminação e mortes confirmadas na capital e na Grande São Paulo.
Consumidores que identificarem produtos suspeitos em mercados ou bares podem acessar o
site do Procon-SP
O que é o metanol?
O metanol é uma substância altamente inflamável e de difícil identificação. Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”.
O produto, que também é inflamável e incolor, tem cheiro que se assemelha ao de uma bebida alcoólica comum. No Brasil, sua principal função é servir como matéria-prima para a produção de biodiesel.
Quais os sintomas da bebida adulterada?
Segundo o
ministro da Saúde, Alexandre Padilha
Relatos de familiares e de pacientes que ficaram cegos após a confirmação da presença de metanol no sangue apontam sintomas como alterações visuais, mal-estar persistente por mais de 12 horas e convulsões.
De acordo com o oftalmologista Fábio Ejzenbaum, da Santa Casa de São Paulo, é preciso atenção aos primeiros sinais. “Não é todo mundo que sai para beber que se intoxica por metanol, mas alguns sintomas são um alerta”, afirmou ao programa Fantástico, da TV Globo.
Veja a lista dos sintomas de intoxicação:
- Alterações de consciência
- Tontura
- Vômito
- Cólicas e dor abdominal
- Confusão mental
- Visão turva
Sintomas mais graves:
- Cegueira
- Coma
- Morte por falência múltiplas de órgãos