Governo abre inquérito na PF para investigar intoxicações por metanol em São Paulo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, informou nesta terça-feira (30) que determinou à Polícia Federal (PF) a abertura de um
inquérito para investigar a procedência e a rede de distribuição do metanol
, após uma onda de intoxicação por consumo de bebida adulterada com a droga em São Paulo.

Na segunda-feira (29), o estado
registrou a terceira morte relacionada ao crime
. De acordo com o governo local, ainda há 10 casos sob investigação com suspeita de intoxicação na capital paulista. Não se sabe como ocorreram as intoxicações.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Sistema Único de Saúde (SUS) registra cerca de 20 casos de intoxicação por metanol anualmente, geralmente relacionados a pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade. Entretanto, desde agosto, já foram contabilizadas 17 ocorrências do tipo, todas concentradas em São Paulo, o que chamou a atenção do governo.

Segundo Lewandowski, há um indicativo de que a distribuição ocorra para além do estado, o que justifica a atuação da PF.

O ministro também afirmou que determinou abertura de um inquérito administrativo na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculado ao Ministério da Justiça, para verificar as ocorrências e ver quais providências podem ser adotadas no âmbito do direito do consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *