Russell Nelson: o que acontece agora que o líder da igreja mórmon morreu

O presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Igreja Mórmon,
Russell Nelson
, morreu na noite de sábado (27), aos 101 anos, em Utah nos Estados Unidos. A informação foi confirmada por representantes da instituição.

O que acontece agora?

Com a morte de Nelson, a Primeira Presidência, formada por ele e seus dois conselheiros, é automaticamente dissolvida. O governo da Igreja passa a ser do Quórum dos Doze Apóstolos (grupo de líderes considerado profético pelos fiéis).

De acordo com a tradição, o apóstolo mais antigo em tempo de ordenação é o provável sucessor. A escolha do novo presidente será feita formalmente após o funeral, em reunião do Quórum dos Doze.

Quem era Russell Nelson?

Nelson foi o 17º presidente da igreja mórmon e o mais velho a ocupar o cargo. Ele assumiu a liderança em janeiro de 2018, aos 93 anos, após a morte de Thomas Monson.

Formado em Medicina, teve uma carreira como cirurgião cardiotorácico e também serviu na Guerra da Coreia, antes de ser ordenado apóstolo mórmon, em 1984.

Ele deixa sua esposa, Wendy, oito de seus 10 filhos, 57 netos e 127 bisnetos.

A Igreja hoje

Segundo a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, atualmente a instituição tem mais de 16 milhões de membros em todo o mundo, sendo a quarta maior denominação religiosa dos Estados Unidos em número de fiéis.

Fundada em 1830 a estrutura de liderança segue o modelo do Novo Testamento: o presidente da Igreja é considerado um profeta e conta com dois conselheiros. O Quórum dos Doze Apóstolos atua como testemunha especial de Jesus Cristo.

Repercussão

O senador republicano de Utah, Mike Lee, descreveu o líder religioso como um “líder ousado e visionário, preparado por Deus para prestar testemunho de Jesus Cristo nos tempos em que vivemos”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *