Mineirinho faz história e desce maior rampa de skate do mundo em Porto Alegre

O skatista Sandro Dias, o Mineirinho, fez história nesta quinta-feira (25). Aos 50 anos, a lenda do skate brasileiro bateu o recorde mundial do Guiness Book de maior drop do mundo ao descer 65 metros.

A estrutura montada pela Red Bull na fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, tem uma altura total de 75 metros.

O hexacampeão mundial desceu, primeiro, em uma base localizada a uma altura de 55 metros. Depois, ele subiu para 60m, até chegar à base de 65 metros. Ele contava com o auxílio de um rapel para alcançar as diferentes bases instaladas do prédio e fez todas as descidas na primeira tentativa. Ainda nesta quinta, ele tentará descer a base de 70 metros.

Mineirinho ainda tentará quebrar outro recorde, o de maior velocidade já atingida em um skate. A previsão é que ele atinja 140 km/h.

O evento foi uma parceria entre a empresa de energéticos Red Bull e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em troca da disponibilização do espaço público, a Red Bull entregará duas rampas de skate e realizará a revitalização de outras duas pistas em cidades ainda a serem definidas.

Preparação

Sandro se preparou por muitos dias antes de descer a rampa. Ele praticou algumas vezes no complexo de skate localizado no quintal da casa da avó do skatista Gui Khury, de 16 anos, em Curitiba, no Paraná, local já conhecido por muitos praticantes do esporte.

Nos treinos, ele alcançou a altura de 64 metros. Ele também usou coletes com mais de 40kg para simular os efeitos de Força-G no corpo, testou altas velocidades em pistas de asfalto para simular o impacto dos ventos e entender a estabilização do skate. Em algumas sessões, contou com o apoio de motos da Honda, que puxaram o atleta para que ele alcançasse velocidades superiores a 120km/h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *