Prefeitura de BH anuncia nomeação de 500 novos guardas municipais

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a nomeação de 500 novos guardas municipais, convocados a partir do concurso vigente, e um investimento de R$ 5 milhões em novos equipamentos de segurança. A medida visa reforçar a presença da Guarda Civil nas ruas e ampliar a capacidade de resposta da corporação.

Além disso, todos os 67 carros operacionais agora contam com compartimentos para detidos, e seis novos veículos foram adquiridos com essa função. Também foram comprados 545 Dispositivos Elétricos Incapacitantes (SPARK).

Todos os anúncios foram em uma cerimônia na prefeitura com a presença do prefeito Álvaro Damião e Dom secretário de segurança pública Márcio Lobato.

“Hoje é um dia muito importante para BH e para nossa Guarda Municipal. Todos sabem o trabalho que eles prestam e reconhecem o bom trabalho. Sentíamos necessidade de melhorar ainda mais esse trabalho e, para isso, precisamos ocupar mais espaços. E para isso precisamos de mais pessoas. Existe um concurso, desde 2019, com vários excedentes. Nós sentamos com a Segurança, com a Fazenda, com o Planejamento, para saber quantas pessoas poderíamos chamar. Com muito esforço, nosso número foi abraçado pelas secretarias de Fazenda e Planejamento, que fazem um grande esforço, e hoje anunciamos 500 novos guardas municipais para Belo Horizonte”, disse o prefeito.

Com a chegada dos novos agentes, a Guarda Civil Municipal (GCMBH) passará a contar com cerca de 2.498 servidores. Segundo Damião, os nomeados serão chamados imediatamente e a PBH vai iniciar um processo de treinamento. “Esperamos que eles possam estar nas ruas o mais rápido possível”, avaliou.

Investimentos em segurança

A medida integra um pacote de ações voltadas à segurança pública, que inclui ainda investimento de quase R$ 5 milhões em novos equipamentos, segundo a PBH.

Entre as novidades, está a instalação de compartimentos para detidos em 100% das viaturas operacionais da corporação. Até então, apenas parte da frota contava com esse tipo de estrutura. A renovação dos veículos, feita em março, incluiu 21 novos carros já equipados com celas.

A frota da Guarda também será reforçada com seis novos veículos, todos com compartimento para transporte de detidos.

“Hoje, o mais importante aqui é dizer pra vocês que nós estamos atentos com a segurança pública de Belo Horizonte, nós temos a melhor guarda municipal do Brasil e vamos melhorar ainda mais, colocando mais pessoas pra trabalhar na cidade de Belo Horizonte, porque a gente também sente essa carência”, disse Damião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *