

Max Verstappen lidera de ponta a ponta e vence GP do Azerbaijão de Fórmula 1
Max Verstappen, piloto da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de
Fórmula 1
Com o triunfo, o holandês chegou a sua 67ª vitória na categoria. Max também triunfou na última etapa, disputada na Itália.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, terminou a prova na 11ª posição – uma atrás da zona de pontuação. Com isso, o brasileiro segue com 18 pontos no Mundial de Pilotos.
A corrida
A prova começou com uma largada emocionante. O destaque foi Oscar Piastri, da McLaren. O atual líder do campeonato cometeu um erro, queimou largada, e adiante, foi ultrapassado por vários adversários.
Na busca por escalar o grid, Piastri adotou uma postura agressiva para ultrapassar os rivais. No entanto, na parte final do circuito, o australiano errou o ponto de frenagem e se chocou contra o muro. O incidente culminou com a retirada do piloto da prova e um virtual safety car.
O decorrer da prova foi menos movimentado que a largada. Os destaques foram George Russell, que largou da quinta colocação, e terminou em segundo.
Lewis Hamilton e Charles Leclerc, da Ferrari, se recuperaram após desempenho ruim na classificação e terminaram a prova em oitavo e nono, respectivamente.
Título da McLaren adiado
Com o abandono de prova de Oscar Piastri e um singelo sétimo lugar de Lando Norris, a McLaren teve o título do Mundial de Construtores adiado. A equipe precisava somar nove pontos a mais que a Ferrari; evitar que a Mercedes somasse 11 pontos a mais que ela e não permitir que a Red Bull a superasse em 32 pontos.
No entanto, as contas para o 10º título entre os construtores não foram positivas para a escuderia inglesa. Com o segundo lugar de Russell e o quarto de Kimi Antonelli, a Mercedes somou 30 pontos – 24 a mais que a McLaren.
Assim, a decisão do título fica para a próxima etapa, em Singapura.