Nas redes sociais, esquerda comemora condenação de Bolsonaro no STF

Tão logo a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF)
formou maioria pela condenação criminal de Jair Bolsonaro (PL)
, políticos de esquerda foram às redes sociais para celebrar a decisão. Na tarde desta quinta-feira (11), a ministra Cármen Lúcia proferiu o voto decisivo para que o ex-presidente fosse enquadrado como
culpado por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

No X, antigo Twitter, o perfil oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou imagens com o rosto do ex-presidente e a inscrição “condenado”. A publicação também cita os aliados de Bolsonaro sancionados pela Suprema Corte.

Além de Bolsonaro, o STF condenou Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência); Almir Garnier, almirante e ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional); Mauro Cid, ex-ajudante de ordens; Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa; e Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice-presidente em 2022.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), elogiou a
argumentação de Cármen Lúcia no voto decisivo
pela condenação de Bolsonaro.

“Com firmeza, lembra que não se tratou de mera retórica inflamada, mas de atos concretos: reuniões, articulações institucionais, mobilização de forças de segurança e investidas contra as urnas eletrônicas. Tudo, segundo ela, direcionado para corroer a confiança pública e inviabilizar a alternância de poder”, escreveu o parlamentar.

O Supremo entendeu que Bolsonaro e seus aliados são culpados por: organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado; e deterioração de patrimônio tombado.

Deputados mineiros

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) fez diversas publicações corroborando a decisão do STF e comemorando a condenação de Bolsonaro. Em uma delas, o petista afirmou que “a Justiça está dando a resposta que o Brasil esperava”.

A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) também adotou a linha de elogios à argumentação de Cármen Lúcia. A parlamentar defendeu que os
atos de 8 de janeiro
foram planejados com antecedência e influência do ex-presidente.

Também na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT-MG) avaliou que a decisão do STF é uma constatação da soberania da Constituição brasileira.

Já a deputada Bella Gonçalves (PSOL) foi ao Instagram para comemorar o voto de Cármen Lúcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *