

ALMG: governo Zema aumentou recursos para evitar falta de gasolina em viaturas policiais em MG
O secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Gomes, esteve presente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda (18), para debater a redução e o corte no abastecimento das viaturas das forças de segurança pública no Estado. O encontro, convocado pela Comissão de Segurança Pública, já havia
sido adiado duas vezes.
A audiência foi motivada por denúncias de policiais militares e pelo corpo de bombeiros, que relataram que o problema tem deixado localidades descobertas em todas as regiões do estado.
Segundo o Dep. Sargento Rodrigues (PL), presidente da Comissão, viaturas estão sendo mantidas paradas em ponto base, com restrição de combustível entre 10 e 15 litros.
A medida pode ter sido motivada pelo decreto do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), impondo o contingenciamento de despesas na administração pública
Em resposta, o secretário declarou que o governo aumentou a dotação para esse item na PM, no valor de R$ 5 milhões e que espera “que não tenhamos mais intercorrências sobre eventual falta de combustível em local A, B ou C”, afirmou.
Sobre o contigenciamento, Gomes reforçou que o governador propôs um decreto de contingenciamento geral das despesas objetivando acertar o fluxo de caixa do ano de 2025, mas não chegou a esse nível de detalhamento.
“Isso foi uma decisão do comandante”, declarou o secretário.
“O próprio comandante poderia ter mais informações sobre como hierarquizar suas despesas. Não temos na Fazenda como atribuir esse grau de detalhamento dos cortes. Eu tive contingenciamento na minha secretaria e hierarquizei minhas despesas”, declarou o secretário.
Suplementação
Luiz Gomes declarou ainda que o governo Zema estuda uma suplementação para a Polícia Civil, apesar disso, reforçou que a ” situação do estado não é fácil financeiramente” e que “houve cortes em todas as estruturas”.
O secretário de Planejamento e Gestão, Túlio Gonzaga, também presente na reunião desta segunda-feira (18), afirmou que está em contato com a Polícia Civil para um levantamento de real necessidade da organização.