Plenário do Cade confirma aumento da participação de companhia dos EUA na Azul

O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nessa quarta-feira (11), o aumento da participação minoritária da United Airlines, empresa dos Estados Unidos, na Azul. O processo já havia recebido o
aval da superintendência-geral do órgão
em dezembro, por entender que não haveria riscos para a concorrência.

A transação, no entanto, foi levado ao tribunal do Cade após um recurso protocolado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPSConsumo), entidade que atua na defesa da concorrência e do direito do consumidor. Por unanimidade, os conselheiros do Cade confirmaram o aumento de 2% para 8% na participação da United na companhia brasileira.

O relator do caso, conselheiro Diogo Thomson, manteve o entendimento da área técnica e votou pela aprovação do negócio sem restrições. Porém, ele alertou para a necessidade de que sejam firmados compromissos rigorosos de governança e compliance. Entendo que as preocupações concorrenciais associadas ao potencial compartilhamento de informações sensíveis mostram-se no presente momento suficientemente mitigadas”, disse.

Com o negócio, a United Airlines vai injetar US$ 100 milhões na Azul, ou seja, pouco mais de meio bilhão de reais de acordo com a cotação atual. o movimento faz parte do plano de recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos, chamado de “Chapter 11”.

Segundo as empresas, o mecanismo de aumento de capital da United vai envolver duas emissões coordenadas de ações em uma oferta pública no valor de US$ 650 milhões, aprovada judicialmente; e um aumento de capital direcionado a parceiros estratégicos como a United.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *