Trump ameaça enviar militares para conter protestos em Minnesota, nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou enviar militares para Minneapolis, no estado de Minnesota, caso sigam os protestos contra o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE, na sigla em inglês). A afirmação foi feita nesta quinta-feira (15) em uma publicação na rede social Truth Social, criada pelo grupo de empresas de Trump, que é uma das principais fontes de declarações do representante.

“Se os políticos corruptos de Minnesota não cumprirem a lei e não impedirem os ataques de agitadores profissionais e insurgentes contra os patriotas do ICE, que estão apenas tentando fazer seu trabalho, invocarei a Lei da Insurreição, como muitos presidentes fizeram antes de mim, e irei pôr um fim à farsa que se construiu neste grande estado”, declarou o presidente na publicação.

A cidade se tornou alvo de uma grande onda de protestos após a cidadã americana Renee Nicole Gold ser morta à queima roupa por agentes do ICE na última quarta-feira (7), enquanto tentava os afastar da lateral de seu carro.

Nessa quarta-feira (14) o caso reacendeu após um
imigrante venezuelano ser baleado por agentes do órgão
. Segundo o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), o homem era um imigrante ilegal que havia sido liberado do país em 2022, pelo antigo presidente, Joe Biden.

A prefeitura de Minneapolis, em uma publicação feita no X, antigo Twitter, pediu que a população “mantenha a calma” perante mais um episódio envolvendo o serviço. “A cidade de Minneapolis exige novamente que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente. Nós nos solidarizamos com nossas comunidades de imigrantes e refugiados – saibam que vocês têm nosso total apoio”, publicou o perfil em nota.

(Sob supervisão de Aline Campolina)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *