Trump anuncia saída imediata dos EUA do Fundo Verde do Clima, da ONU

Os Estados Unidos anunciaram a saída imediata do
Fundo Verde do Clima
(Green Climate Fund – GCF) nesta quinta-feira (8). A iniciativa serve para financiar ações climáticas em países em desenvolvimento, a fim de atingir os objetivos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que o GCF é uma organização radical e argumentou que o projeto “contraria o fato de que energia acessível e confiável é fundamental para o crescimento econômico e a redução da pobreza”.

“Em consonância com a decisão do governo Trump de se retirar da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Departamento do Tesouro dos EUA notificou o Fundo Verde para o Clima (GCF) de que os Estados Unidos estão se retirando do Fundo e renunciando ao seu assento no Conselho do GCF, com efeito imediato”, diz comunicado do Departamento do Tesouro dos EUA.

A nota ainda destaca que Donald Trump, presidente do país, “está empenhado em promover todas as fontes de energia acessíveis e confiáveis”. Vale lembrar que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás carbônico no mundo, perdendo apenas para a China.

Leia também:

Sobre o Fundo Verde do Clima

O
Fundo Verde do Clima é o maior fundo climático do mundo e fica na Coreia do Sul. O projeto foi criado em 2010 pelos países integrantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, durante a COP 16, em Cancun. A iniciativa coleciona mais de 100 projetos, sendo que 13 tem atuação no Brasil.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *