EUA interceptam terceiro petroleiro venezuelano neste domingo (21)
As forças armadas dos Estados Unidos interceptaram mais um
navio perto da costa da Venezuela
Esta também é a segunda operação neste fim de semana. No sábado (20), os Estados Unidos já haviam apreendido um navio petroleiro perto da costa da Venezuela, logo após o presidente Donald Trump anunciar um “bloqueio total” aos petroleiros sancionados do regime Maduro. A informação é das agências Reuters e Bloomberg.
O petroleiro apreendido no sábado tinha como destino a China
A frota navega com bandeiras estrangeiras ou nomes falsos, como uma maneira de ocultar o transporte de petróleo e evitar sanções internacionais. A interceptação do Centuries aumenta a pressão dos Estados Unidos sobre Caracas, utilizando a sanção para prejudicar o regime de Maduro.
De acordo com os documentos divulgados pela Reuters, o petróleo foi comprado pela Satau Tijana Oil Trading, uma intermediária envolvida nas vendas da estatal venezuelana para refinarias independentes chinesas. Na quarta-feira (17), Maduro afirmou que os petroleiros teriam escolta da Marinha.
A CNN informou que a operação foi reforçada pelo Exército dos Estados Unidos e ocorreu em águas internacionais. Os Estados Unidos acusam Nicolás Maduro de chefiar uma rede de narcotráfico, e multiplicaram suas medidas econômicas e militares para lançar Caracas. Maduro nega as acusações.


