Milei discorda de Lula no Mercosul e ‘cumprimenta’ pressão de Trump sobre Venezuela

O presidente da Argentina, Javier Milei, discordou do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva
e elogiou a “pressão” dos Estados Unidos sobre a Venezuela. A declaração aconteceu durante a Cúpula do Mercosul, realizada neste sábado (20) em Foz do Iguaçu-PR.

“A Venezuela continua sofrendo de uma crise política e humanitária devastadora. A ditadura de Nicolás Maduro estende uma sombra escura sobre nossa região. A Argentina cumprimenta a pressão dos EUA e Donald Trump para libertar o povo venezuelano. O tempo de ter uma abordagem tímida nessa matéria se esgotou”, disse.

Já Lula alertou para os riscos de um conflito na região no discurso de abertura da cúpula:

“Passadas mais de quatro décadas desde a Guerra das Malvinas, o continente sul-americano volta a ser assombrado pela presença militar de uma potência extra-regional. Os limites do direito internacional estão sendo testados. Uma intervenção armada na Venezuela seria uma catástrofe humanitária para o hemisfério e um precedente perigoso para o mundo”, declarou.

Tensão EUA x Venezuela

Há meses, uma tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela tem crescido, com ataques norte-americanos a barcos supostamente ligados ao narcotráfico e
presença militar
em áreas próximas à Venezuela. Os
ataques dos EUA já mataram mais de 90 pessoas
.

Essas ações fazem parte de uma campanha de pressão contra o governo de Maduro, a quem Trump atribui a entrada de drogas nos EUA.
Em breve, devem começar os ataques terrestres
, segundo Trump.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *