Inmetro encontra irregularidades em 90 mil produtos típicos de fim de ano

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) deflagrou a operação especial Natal Seguro, e verificou 90.386 produtos típicos de festas de fim de ano com irregularidades. A ação ocorreu entre os dias 3 e 28 de novembro, com resultados divulgados nessa quarta-feira (17).

Ao todo, foram verificados 725.230 produtos. A principal infração encontrada foi a comercialização de brinquedos sem o devido registro do Inmetro, obrigatório para evidenciar que os produtos atendem os requisitos de segurança dos produtos ofertados ao público infantil, em especial no fim de ano.

A operação foi realizada com apoio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). Além de brinquedos, foram fiscalizados luminárias decorativas (pisca-pisca), alimentos típicos, bebidas alcoólicas, entre outros produtos.

Cerca de 15% dos brinquedos fiscalizados estavam fora dos padrões de qualidade do Inmetro, enquanto nas luzes de natal as irregularidades foram encontradas em 7,8%. Segundo o Inmetro, para o segundo tipo de produto, a operação visa coibir a venda desses itens sem informações obrigatórias, como dados do fabricante ou do importador.

Entre os alimentos típicos das festas de fim de ano, foram encontradas irregularidades em 7,67% dos azeites fiscalizados. A ação também encontrou problemas em 7,32% das azeitonas vendidas, seguido por leite (3,73%), panetones (3,68%), frutas (2,68%), chocolate (2,62%), vinagre (2,12%) e bebidas alcoólicas (1,93%).

Entre os municípios com o maior número de irregularidades encontradas, Guarulhos e Guarujá, em São Paulo, tiveram 100% dos produtos fiscalizados fora do padrão. Indaial, em Santa Catarina, teve 99% dos produtos irregulares, seguido por Timbó (SC), com 89%, e Santana (AP), com 87%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *