Recall de aviões A320 pode afetar o Brasil? 6 mil aeronaves devem ser recolhidas
O
recolhimento de aeronaves A320
Segundo agências especializadas na aviação civil, o recall deve tirar de circulação cerca de 6 mil jatos, pouco mais da metade da frota de A320 disponível no mundo. No Brasil, duas das três empresas que dominam o mercado operam com o modelo em sua frota: Azul e Latam – cabe ressaltar que a Gol opera exclusivamente com aeronaves fabricadas pela Boeing.
O recall do A320 terá impacto no mercado brasileiro? Segundo as empresas que utilizam o modelo, a resposta é não. Azul e Latam afirmaram em nota que suas operações locais não serão afetadas pela medida da fabricante europeia Airbus.
Segundo a Azul, nenhuma das suas aeronaves do modelo em questão estão inclusas no programa de recolhimento anunciado pela Airbus nessa sexta. “A companhia reforça que a operação da frota segue dentro da normalidade”, disse.
A Latam, por sua vez, afirma que as afiliadas do grupo terão impacto mínimo em suas operações com as medidas preventivas. A empresa destaca ainda que a operação no Brasil não será afetada pelo recolhimento dos jatos, e prevê apenas o cancelamento de dois voos da afiliada da Colômbia.
Porém, a companhia aérea lamentou os possíveis inconvenientes que a situação possa causar e agradeceu a compreensão dos passageiros, destacando que as medidas tomadas pela Airbus são fundamentais para manter os altos padrões de segurança operacional.
“Os passageiros dos poucos voos impactados serão contatados diretamente e receberão alternativas de viagem para iniciar seu voo dentro de uma janela máxima de 24 horas em relação ao voo original, ou poderão optar pela mudança de data ou reembolso sem custo da passagem, na seção “Minhas Viagens” de
LATAM.com
Por que o Airbus A320 está sendo recolhido?
A Airbus firmou que o recall ocorreu após análise de um evento envolvendo uma aeronave da família A320, revelando que a intensa radiação solar pode corromper dados críticos para o funcionamento dos controles de voo. “Consequentemente, a Airbus identificou um número significativo de aeronaves da família A320 atualmente em serviço que podem ser afetadas”, disse.
O incidente que motivou a ação da Airbus envolveu um voo da JetBlue que ia de Cancún, no México, para Newark, em Nova Jersey. A aeronave fez um pouso de emergência em Tampa, na Flórida, e várias pessoas foram levadas ao hospital após um problema no controle e uma queda repentina de altitude.
“A Airbus reconhece que estas recomendações acarretarão perturbações operacionais para passageiros e clientes. Pedimos desculpa pelo incómodo causado e trabalharemos em estreita colaboração com as companhias aéreas, mantendo a segurança como a nossa principal e primordial prioridade”, destacou.


