Fogo na COP: ONU alertou governo sobre ‘risco de exposição elétrica’ na semana passada

Em
carta enviada ao Brasil
na semana passada, a
Organização das Nações Unidas
(ONU) mencionou haver “potenciais riscos de segurança devido à exposição à eletricidade” na estrutura organizada pela
30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas
(COP 30).

Na tarde desta quinta-feira (20), um incêndio atingiu um dos estandes do pavilhão da Comunidade da África Oriental e provocou correria no local. Após inalarem fumaça tóxica,
três pessoas foram hospitalizadas
. A principal suspeita é de que o fogo tenha começado em um equipamento eletrônico, como um forno de micro-ondas instalado em um dos estandes.

O documento foi encaminhado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao governador do Pará, Helder Barbalho, e ao presidente do evento, o embaixador André Corrêa do Lago. A invasão de manifestantes na Zona Azul, área restrita a pessoas credenciadas, na noite de terça-feira (11), motivou a reação da ONU.

O tumulto gerou correria, quebra-quebra e ferimentos leves. “A água entrou pelo teto e pelas luminárias, causando não apenas transtornos, mas também potenciais riscos de segurança devido à exposição à eletricidade”, disse no documento Simon Stiell, secretário-executivo da UNFCC, braço da ONU que organiza a COP.

“Dada a frequência das chuvas em Belém, reparos urgentes e medidas de impermeabilização são necessárias para evitar maiores danos e garantir que todas as áreas afetadas permaneçam seguras e operacionais”, continuou.

Em resposta, a Casa Civil não abordou a exposição à eletricidade e negou a ocorrência de alagamentos. O incidente na terça-feira (11) gerou uma troca de acusações entre os poderes responsáveis e a ONU. Além da invasão, desde o primeiro dia, as delegações reclamaram sobre falhas na refrigeração e falta de água nos banheiros.

“Não houve alagamento do local do evento, e sim ocorrências localizadas, como goteiras; que vazamentos foram causados por rompimento de calhas no Mídia Center e Posto de Saúde 2, que já foram prontamente reparados, com substituição e vedação das estruturas e que todas as questões vêm sendo tratadas diariamente nos pontos de controle realizados em conjunto com a UNFCCC, garantindo a correção contínua de temas inerentes a um evento dessa dimensão”, escreveram.

A Itatiaia pediu um posicionamento da Casa Civil e aguarda retorno.

COP 30

A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (também conhecida como Conferência das Partes).

É um encontro global anual considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo, onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil se reúnem para discutir e negociar ações para combater as mudanças climáticas.

O que significa COP?

É a sigla para Conferência das Partes, referindo-se aos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

A COP 30 é realizada na cidade de Belém, no estado do Pará. É a primeira vez que a conferência é realizada na Amazônia, o que coloca um foco especial na gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade.

Os temas centrais incluem a transição energética (para fontes renováveis), financiamento climático para países em desenvolvimento, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas.

*Com CNN


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *