Presidência da COP 30 celebra avanços e destaca engajamento do setor privado

A presidência da COP 30 divulgou neste sábado (15) um balanço sobre o avanço do plano de ação durante a primeira semana da conferência, realizada em Belém, no Pará. De acordo com o presidente do evento, o embaixador
André Corrêa do Lago
, os resultados alcançados superam as expectativas.

“Os setores trouxeram visões sobre a transição nos diversos segmentos, como transportes, agropecuária, mineração. E eu estou muito impressionado com os reports que recebi, especialmente da Confederação Nacional da Indústria”, afirmou.

A
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
tem liderado a iniciativa SB COP30 (sigla em inglês para Sustainable Business), que reúne o setor privado em torno de propostas para uma economia de baixo carbono. A articulação atraiu representantes empresariais de 46 países, alcançando milhões de companhias.

“Fico muito grato que a CNI tenha liderado e organizado todas essas 40 milhões de empresas. É um dos achados maravilhosos da COP30 e também mostra como países em desenvolvimento estão engajados”, declarou o presidente da conferência.

Além do setor empresarial, Corrêa do Lago também destacou o trabalho dos centros tecnológicos das universidades da Amazônia, que realizaram pesquisas, debates e apresentaram propostas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento regional.

“É muito importante ver instituições amazônicas contribuindo com conhecimento e inovação para o futuro da região”, afirmou. A segunda semana da COP 30 deve
aprofundar negociações em torno de metas climáticas
, financiamento e mecanismos de transição energética.

* Informações com CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *