Moraes e Castro se reúnem a portas fechadas no RJ

Acontece desde às 11h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no centro do Rio de Janeiro, a reunião entre o ministro do STF Alexandre de Moraes, e o governador do estado Cláudio Castro.

O ministro, que chegou ao local de helicóptero acompanhado do governador, quer saber detalhes da megaoperação policial que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte, na última terça-feira (28). A audiência ocorre a portas fechadas e a imprensa não tem acesso.

O objetivo do encontro é trazer esclarecimentos sobre a operação como por exemplo o grau de força empregado na ação policial e o número de agentes envolvidos e armamentos utilizados.

O ministro tem e quer saber se foram adotadas medidas para garantir a responsabilização em casos de eventuais abusos e violações de direitos, incluindo o uso de câmeras corporais e a assistência às vítimas e suas famílias, como o envio de ambulâncias.

Nesse domingo (2), Alexandre de Morais já havia determinado que o governado do estado preservasse todos os elementos da perícia relacionados a operação e que disponibilizasse o acesso aos materiais aos defensores públicos.

Também participam da audiência outros integrantes da cúpula da segurança pública como o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes, o Secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, o Secretário de Segurança Publica, Victor Santos, além do titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Moisés Santana, responsável pela investigação que resultou na operação.

Às 18h, o ministro Alexandre de Moraes se reúne com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *