Pernambuco investiga duas mortes por suspeita de intoxicação com metanol no Agreste

O Governo de Pernambuco investiga duas mortes e outro possível caso por suspeita de
intoxicação por metanol
após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

As três vítimas estavam internadas em Caruaru, no Agreste. Dois homens morreram, e outro sobreviveu, mas perdeu a visão. Eles eram moradores das cidades de Lajedo e João Alfredo. As informações são do Diário de Pernambuco.

Os casos estão sob investigação da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa).

São Paulo investiga 22 possíveis casos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou em entrevista coletiva nesta terça-feira (30) que estão sob investigação cinco mortes suspeitas por intoxicação de metanol. Uma foi confirmada e quatro ainda estão sendo apuradas. No total, são analisados 22 possíveis casos de contaminação.

Leia mais:

O que é o metanol?

O metanol é uma substância altamente inflamável e de difícil identificação. Segundo informações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é um “composto orgânico da família dos álcoois, sendo líquido à temperatura ambiente”.

O cheiro do produto, que também é inflamável e incolor, se assemelha ao de uma bebida alcoólica comum. No Brasil, sua principal função é servir como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Embora seja usado em pequenas quantidades na natureza, podendo ser encontrado em frutas, vegetais e até produzido pelo corpo humano em baixíssimas doses, é altamente tóxico em concentrações elevadas.

O composto tem diversas aplicações legítimas na indústria. Ele é usado na fabricação de formaldeído (o famoso formol), ácido acético, tintas, solventes e plásticos, e está presente em produtos como anticongelantes, limpa-vidros e removedores de tinta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *